terça-feira, 26 de maio de 2015

Carlos Alberto Rosa (1929-2005)

Carlos Alberto Rosa nasceu na freguesia do Socorro, em Lisboa, em 1929. Jurista e funcionário público, a 16 de Dezembro de 1979 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Cascais, pelo CDS. Manteve-se no cargo até 12 de Dezembro de 1982, cumprindo integralmente o seu mandato e guiando o concelho durante os conturbados anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974. Em seguida foi eleito vereador, em 1993 vogal da Assembleia Municipal. Foi também o primeiro Presidente da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, hoje conhecida como Euronext.

António Capucho na inauguração da placa que homenageia Carlos Rosa

Guia da Cidade (24/2/2007): "A Rotunda da Estrada da Alapraia, passou a ter a designação de, Praça Dr. Carlos Alberto Rosa.
Como forma de homenagear, a título póstumo, o munícipe e antigo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Alberto Rosa, foi atribuído o seu nome à Rotunda da Estrada da Alapraia, passando a designar-se, Praça Dr. Carlos Alberto Rosa.
A cerimónia de descerramento da placa toponímica, contou com a presença de familiares de Carlos Alberto Rosa, nomeadamente, Maria Luísa, viúva do homenageado, do presidente da Junta de Freguesia do Estoril, Luciano Mourão e do presidente da Câmara de Cascais, António Capucho.
Carlos Rosa, Jurista e reconhecido especialista em finanças públicas, desempenhou diversas funções na administração pública, foi um activista na defesa das liberdades e da ordem democrática e presidente da Câmara de Cascais, onde desenvolveu um trabalho que todos consideram positivo."

Sem comentários:

Enviar um comentário